terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Adega Miolo


Adega Miolo Bento Gonçalves RS

 Foto: Carlos Cunha

Foto: Carlos cunha

Adega muito bonita e num lugar maravilhoso.
Já visitei várias adegas tanto no Brasil como na Europa, mas esta adega é fantástica.


Vamos falar de seus vinhos e suas espumantes:

Miolo Lote 43 

Foto: Carlos Cunha


Miolo Lote 43 – Vinho ícone da empresa. É uma homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família. O vinho leva o nome da terra recebida pelo imigrante na época. Sua elaboração adapta o conceito do "cru", que se refere ao pedaço especial de terra cultivada com um vinhedo dentro de uma área de denominação de origem controlada. Elaborado somente em safras excepcionais, é um corte de Merlot e Cabernet Sauvignon, reunidos em um corte harmônico selecionado pelo enólogo da família, Adriano Miolo. É um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa. Apresenta um ótimo volume na boca, uma sensação de untuosidade que denota bem seu corpo, com taninos agradáveis e maduros e uma persistência marcante no final-de-boca.
Merlot Terroir Este vinho apresenta-se bem estruturado, com grande volume de boca, com taninos elegantes e aveludados, denotando uma ótima maturação da uva.

Foto: Carlos Cunha

Vinho tinto de guarda elaborado com uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Gaúcha. Vinho de elevada tipicidade aromática e gustativa, com estrutura para suportar muitos anos de envelhecimento.


Foto: Carlos Cunha

O Miolo Millésime é um espumante produzido pelo método tradicional, somente em safras excepcionais com uvas de Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos da família Miolo em São Gabriel, município de Garibaldi, região que dá origem a um dos melhores espumantes do Brasil.


Interior da Adega

 Foto: Carlos Cunha

Foto: Carlos Cunha

Safra 1995
Foto: Carlos Cunha


Realmente vale a pena conhecer esta adega, seus vinhos e espumantes.
O Brasil tem ótimos vinhos na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, culturalmente não temos o hábito de tomar vinho devido o nosso clima, mas com o passar dos anos estamos crescendo muito nesta área.
Antigamente tomar vinho era para uma classe mais elevada e culta da sociedade, mas hoje temos vinhos acessíveis a todas as classes.
O que nos falta é conhecer e entender esta maravilhosa bebida, é por isso que quero dividir com todos vocês um pouco desta minha paixão.

Texto: Carlos Cunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário