Pratos e Vinhos
Foto: Carlos Cunha
Carnes vermelhas – Vinho Tinto
O Vinho Tinto é a melhor opção para acompanhar carnes vermelhas por causa do seu gosto forte. Em geral, o Tinto Médio é que cai melhor, mas o sabor da carne pode alterar de acordo com o seu tipo, tempero e modo de preparo. Para carnes bem temperadas, você pode experimentar também um Tinto Encorpado.
Aves – Vinho Branco ou Tinto
No caso de pratos com Aves, o que manda é o tempero. Normalmente eles são acompanhados de Vinho Branco, mas se você optar por um prato mais leve, um Vinho Tinto também será bem- vindo.
Peixes e Frutos do Mar – Vinho Branco
Quando o prato é peixe ou fruto do mar, em geral a melhor pedida é Vinho Branco. O que pode alterar é o tipo de Vinho Branco que em pratos bem temperados pode ser mais encorpado e em pratos mais delicados ele pode ser mais leve. Vale lembrar também que pratos com Salmão, Lagosta e Sushis podem fazer uma ótima combinação com Espumantes.
Massas – Vinho Tinto e Branco
Em geral, o Vinho Tinto é uma boa opção para massas, mas é bom seguir a proporção de que quanto mais forte o molho da massa, mais vigor o vinho deve ter. Porém, o molho branco acompanhados de Vinho Branco não deixa de ser uma boa combinação.
Pizzas – Vinho Tinto
Em geral as pizzas combinam com o Vinho Tinto, mas isso pode variar de acordo com os sabores escolhidos. Neste caso o que vale é a regra básica: quanto mais intenso o sabor pedido, mais encorpado deverá ser o vinho.
Sobremesas – Vinhos Licorosos, Doces e Espumantes
Para sobremesas é preciso fugir dos vinhos tradicionais! Cada tipo de doce deve combinar com um tipo de vinho. Vinhos Doces e do Porto combinam com chocolate, enquanto frutas combinam com espumantes.
Fonte: @davimoura
Sem comentários:
Enviar um comentário